O Digita, módulo de digitação de títulos, foi desenvolvido para possibilitar que um apresentante monte uma remessa de títulos e envie para os cartórios, por meio da CRA.

Para iniciar a digitação de uma remessa, acesse a página de administração da remessa no menu Remessa -> Gerar remessa.

Quando o período não é informado, o sistema exibe as remessas pendentes de envio, ou seja, que foram digitadas, mas ainda não enviadas.
As remessas pendentes de envio são exibidas na cor amarela. As remessas enviadas são exibidas em verde e as remessas enviadas e excluídas na CRA, após o envio, são exibidas em vermelho.

Ao informar o período, são mostradas as remessas geradas no período informado.

Nessa tela é possível imprimir a materialização dos títulos e um relatório com os títulos da remessa.

Para gerar uma remessa, clique no botão 

Será exibida uma tela para a inserção dos dados do primeiro título.

Preencha todos os dados do título.

A opção “Fixar campos”  nos dados do devedor mantém todos os campos preenchidos anteriormente. Já a opção “Fixar Parcial” mantém apenas os campos “CEP”, “Cidade” e “UF” preenchidos.

Mais abaixo, a opção “Fixar campos” nos dados do título manterá os campos “Espécie”, “Tipo de vencimento” e “Praça protesto” preenchidos

Se o título tiver mais de um devedor, clique no botão . Até 9 devedores podem ser informados em um mesmo título. 

Para enviar alguma imagem do título, utilize a área de envio de imagens. 
Observe o tipo de imagem aceita pelo sistema em Extensões aceitas.

A opção “Contínuo” dá continuidade à digitação dos títulos.

Uma vez preenchido o título, clique no botão  e este será inserido na remessa.

Clique no botão  (Ver títulos) para alterar, inserir ou excluir títulos de uma remessa.

Para alterar dados do título, clique no botão  e para inserir novos títulos na remessa, clique no botão . Clique no botão  para excluir títulos.

Após inserir todos os títulos, é possível conferir os dados digitados. A conferência é opcional.

Para conferir um título, bastar clicar no botão  . Uma tela será aberta para que os dados do títulos sejam digitados. Se os dados digitados estiverem corretos a linha do título será exibida na cor verde. Se estiverem incorretos, a linha será exibida na cor vermelha. Os títulos não conferidos permanecerão com a linha na cor cinza.

Após a digitação dos títulos é necessário enviar a remessa. Clique no botão  para realizar o envio.

Uma mensagem aparecerá para confirmação do envio. Será mostrada a quantidade de títulos da remessa e a quantidade conferida. Ao clicar no botão , a remessa será enviada.

A mensagem acima aparecerá quando o envio for realizado com sucesso. Um log com dados do envio também são mostrados, assim como dados de municípios e quantidade de títulos.

Possíveis erros de envio também aparecerão nesta tela caso ocorram.

Observe o horário limite exibido na tela.

Se o envio for realizado após esse horário, a remessa será liberada para os cartórios no próximo dia útil.

O envio da remessa pode ser cancelado, caso ainda não tenha sido liberada para os cartórios.

Nesse caso ela irá aparecer na tela de cancelamento do envio.

Clique no botão  para cancelar o envio da remessa.


Após o cancelamento do envio da remessa ela poderá ser enviada novamente.

O envio da remessa ficará disponível para o apresentante e para a CRA no menu de consulta “Downloads e Uploads”. Nele, é possível realizar o download do arquivo txt criado pelo sistema assim como verificar o log de envio.