• Sequencial interno do arquivo.

    Explicação do sequencial interno do arquivo por município.

  • Download de Confirmação e Retorno por meio de webservice

    Explicação do download de confirmação e retorno o nome do arquivo indica a data que devem ser buscados os registros.

  • “O arquivo B2373010.141 já foi enviado em 01/10/2014. Arquivo não foi enviado.” ou “ARQUIVO JA TRANSMITIDO.Arquivo não foi enviado.”

    Este problema ocorre quando o sistema identifica que um arquivo já foi enviado anteriormente com o mesmo nome (B2373010.141) na data indicada na mensagem de erro (01/10/2014).

     

    Solução

    Nesses casos é necessário alterar o sequencial do arquivo que pode ser de 1 a 9. Exemplos:

    • B2373010.141
    • B2373010.142
    • B2373010.143
    • B2373010.144

     

    TCCCDDMM.AAS

    T: Constante que indica o tipo do arquivo, como B para remessa, C para confirmação, R para retorno etc.

    CCC: Código do apresentante

    DD: Dia de envio do arquivo.

    AA: Ano de envio do arquivo.

    S: Número sequencial do arquivo, que identifica o número da remessa que está sendo envia. Os apresentante podem enviar até nove remessas diárias e por isso o sequencial vai de 1 a 9.

  • Arquivo corrompido. Tamanho da linha inválido. Tamanho: 599 – Linha: 26. Arquivo não foi enviado.

    Este problema ocorre quando uma ou mais linhas do arquivo não possuem 600 caracteres, conforme padronizado pelo layout Febraban. A mensagem de erro está avisando que a linha 26, do arquivo que está sendo enviado, contém somente 599 caracteres (espaços em branco também são considerados) e que por essa razão o arquivo não foi enviado.

     

    Solução

    Nesses casos é preciso ajustar o tamanho das linhas, considerando os seguintes cenários:

    1. Não existe informação para preencher o campo.
      • 1.1 Campos numéricos que não tiverem informação devem ser preenchidos com zeros.
      • 1.2 Campos alfabéticos ou alfanuméricos devem ser preenchidos com espaços vazios.
    2. A informação para preenchimento do campo é menor do que a quantidade de caracteres destinados para o mesmo.
      • 2.1 Campos numéricos devem ser completados com zero à esquerda.
      • 2.2 Campos alfabéticos ou alfanuméricos ser completados com espaços vazios à direita.
    3. A informação para preenchimento do campo é maior do que a quantidade de caracteres destinados para o mesmo.
      • 3.1 Deve ser informado até o limite de caracteres destinado ao campo e omitido o restante.
  • Arquivo corrompido. Soma de registros existentes no arquivo (1) não confere com total informado no header do arquivo (3). Linha: 1.Arquivo não foi enviado.

    Este problema ocorre porque a soma dos registros do tipo transação enviados no arquivo, não conferem com o somatório informado no campo “Quantidade de Títulos na Remessa”, posição 068/071, do header do arquivo.

    A mensagem “Soma de registros existentes no arquivo (1) não confere com total informado no header do arquivo (3).Linha: 1.”, indica que foi informado no header do arquivo que são 03 registros do tipo transação, mas que na verdade há somente 01 registro do tipo transação.

     

    Solução

    Nesses casos é preciso ajustar o valor do campo “Quantidade de Títulos na Remessa”, posição 068/071, no header do arquivo e enviar novamente.

    Os registros do tipo transação são compostos pelas informações do título e têm sua linha iniciada com a constante 1.

  • Arquivo corrompido. Total de registros informado no trailler (7) não confere com a soma dos totais informados no header do arquivo (14). Linha: 19

    Este problema ocorre porque a soma dos campos “Quantidade de Registros na Remessa”, “Quantidade de Títulos na Remessa”, “Quantidade de Indicações na Remessa” e “Quantidade de Originais na Remessa” no header do arquivo não confere com somatório informado no campo “Somatório de Segurança – Quantidade na Remessa”, posição 053/057 do trailer do arquivo.

    A mensagem “Total de registros informado no trailler (7) não confere com a soma dos totais informados no header do arquivo (14). Linha: 19”, indica que foi informado no trailer do arquivo, que está na linha 19, o valor 7, quando o valor correto é 14.

    Solução:

    Nesses casos é preciso ajustar o valor do campo “Somatório de segurança – Quantidade na Remessa”, posição 053/057, no trailer do arquivo e enviar novamente. Esse campo é o somatório dos campos “Quantidade de Registros na Remessa” – posição 068/071, “Quantidade de Títulos na Remessa” – posição 072/075, “Quantidade de Indicações na Remessa” – 076/079 e “Quantidade de Originais na Remessa” – 080/083.

  • Arquivo: B9780901.141.Data Remessa: 09/01/2014.Apresentante não autorizado a enviar títulos para o município (4106902 – Curitiba). Linha: 1.Arquivo não foi enviado.

    Este problema ocorre porque não foi cadastrado no sistema da CRA que esse apresentante pode enviar títulos para o município de Curitiba, código 4106902.

     

    Solução

    Nesses casos é necessário entrar em contato com a CRA e solicitar que seja dado permissão de envio de títulos para o município indicado na mensagem.

  • “Já passou do horário limite para envio da remessa.Arquivo não foi enviado.” ou “ESTE PROCESSO JÁ TERMINOU – HORÁRIO.Arquivo não foi enviado.”

    Este problema ocorre porque o arquivo foi enviado após o horário limite para envio de remessa e os apresentantes não estão habilitados para enviar após o horário.

     

    Solução

    Nesse casos será necessário aguardar o próximo dia útil para enviar a remessa, antes do horário limite.

    O horário limite para envio do arquivo de remessa é definido pela CRA de cada estado. É possível conferir o horário limite para envio na tela de upload remessa, no fuso horário do estado e o horário de Brasília.

    Upload Remessa

     

     

     

     

  • Já foi enviada remessa com o mesmo sequencial (002935) para o município (4106902). Linha: 1.Arquivo não foi enviado.

    Este problema ocorre porque no layout FEBRABAN está definido que as remessas devem possuir um sequencial continuo, ou seja, não pode repetir o mesmo sequencial no envio de arquivo de remessa de um apresentante para determinado município.

    O sistema informa que o sequencial 002935 já foi enviado anteriormente para aquele município com o código 4106902. E indica a linha do header que deu problema, no caso linha 1.

     

    Solução

    Nesses casos é preciso verificar o último sequencial enviado para aquele município e informar no header do arquivo o último sequencial somado 1, ou seja, se o último sequencial foi o 001730, então o próximo sequencial que deve ser enviado é o 001731.

  • O nome do arquivo (B3412204.141) não corresponde ao tipo de arquivo enviado.

    Este problema ocorre quando o nome do arquivo indica que ele é de um tipo, no caso do tipo remessa (B3412204.141), mas o conteúdo do arquivo é outro tipo, como de pedido de desistência.

     

    Solução

    Conferir o conteúdo do arquivo enviado e verificar se realmente é um arquivo de remessa. Também é importante verificar no header do arquivo os campos:

    • “Identificação de Transação – Remetente” está preenchido com a sigla “BFO” indicando que o remetente é um apresentante.
    • “Identificação de Transação – Destinatário” está preenchido com a sigla “SDT” indicando que o destinatário é o serviço de distribuição de títulos.
    • “Identificação de Transação – Tipo” está preenchido com a sigla “TPR” indicando que se trata do envio de títulos para protesto.

     

  • O nome do arquivo não está no Padrão Febraban! B3410406 (1).141

    Este problema ocorre porque o nome do arquivo não está de acordo com o que foi definido no layout FEBRABAN.

    No caso ” (1)” não deveria compor o nome do arquivo.

     

    Solução

    Nesses casos deve-se seguir o seguinte padrão de nome de arquivo, sem incluir espaços ou outros caracteres:

    B: Constante que indica que o arquivo que está sendo enviado é do tipo remessa.

    CCC: Código do apresentante. Exemplo: 341 (Itáu), 237 (Bradesco), 033 (Santander), 001 (Banco do Brasil), etc.

    DD: Dia de envio do arquivo de remessa. Exemplo 10, 02, 17, 30, 14, etc.

    MM: Mês de envio do arquivo de remessa. Exemplo: 04, 07, 09, 12, etc.

    AA: Ano de envio do arquivo de remessa. Exemplo: 14, 02, 17, 30, etc.

    S: Identifica o número da remessa que está sendo enviada no dia. É possível enviar até 9 arquivos de remessa por dia, pois o sequencial vai de 1 a 9.

  • Arquivo contém caractere que não está no padrão ASCII. Linha: 57 – Coluna(s): 393(Â), 394(°). Arquivo contém caractere que não está no padrão ASCII. Linha: 58 – Coluna(s): 393(Â), 394(°).Arquivo não foi enviado.

    Este problema ocorre porque no arquivo foi informado caractere especial em campos alfabéticos e/ou alfanuméricos.

    A mensagem informa em que linha e coluna está o caractere inválido. Exemplo: Linha 58 – Coluna(s): 393(Â), 394(º).

     

    Solução

    Nesses casos deve-se identificar o caractere fora do padrão, na linha e coluna indicadas na mensagem e retirá-lo.

  • Título: 21666C Remessa: 000165 Apresentante: 033 Nosso Número: YK0000000020206 Sequencial Registro: 0002. Não foi encontrado na CRA. Linha: 2.Arquivo não foi enviado.

    Este problema ocorre porque o arquivo de confirmação tem que possuir os mesmos títulos, com os mesmos dados, que foram enviados na remessa que está sendo confirmada.

    O sistema indica em qual linha do arquivo encontra-se o título que não foi enviado na remessa. Exemplo: Linha 2.

     

    Solução

    Nesses casos é necessário conferir se o(s) título(s) indicado(s) na mensagem foram enviados na remessa e se possuem as mesmas informações (número do título, valor, apresentante, etc) enviadas no arquivo de remessa. Não é possível incluir na confirmação títulos que não constam no arquivo de remessa.

    Também não é possível omitir um título na confirmação. Os títulos que não forem aceitos devem constar no arquivo de confirmação, com a ocorrência de devolvido e a irregularidade pelo qual foi devolvido, da seguinte forma:

    • O código de ocorrência deverá ser informado no campo “Tipo de ocorrência”, posição 458/458.
    • O código da irregularidade deverá ser informado no campo “Código da Irregularidade”, posição 486/487.
    • No caso de mais de uma irregularidade, é possível informar outro código de irregularidade no campo “Complemento Código Irregularidade”, na posição 558/565. Esse campo só deverá ser preenchido, caso o campo “Código de Irregularidade” já tenha sido preenchido.