A plataforma de convênios tem como objetivo atrair clientes para o protesto e automatizar todo o processo de adesão de novos apresentantes.

Com a utilização da Plataforma de Convênios, os custos com ações comerciais podem ser reduzidos e a captação de novos apresentantes potencializada.

A adesão à Plataforma de Convênios não implica em custo adicional para os clientes que utilizam o sistema CRA21.

 

 

A página de divulgação dos serviços prestados pela CRA pode ser disponibilizada no site do Instituto para atrair empresas que possuem interesse em cobrar suas dívidas.
A construção dessa página pode ser realizada a partir de uma página modelo, desenvolvida com técnicas de marketing digital e disponibilizada pela P21 Sistemas (ver página).

Além disso, forneceremos um serviço que auxiliará o Instituto na divulgação da página através dos mecanismos de busca da internet para atrair novas empresas.

As empresas que querem se tornar conveniadas, realizarão um pré-cadastro no site do Instituto, onde serão captados os seguintes dados: Destino do título, volume de títulos e espécie.

Após o primeiro preenchimento, serão solicitados os dados específicos da empresa.
(O nome do responsável será exibido na assinatura do contrato e no cadastro do apresentante na CRA)

Se o nível da senha for fraco, o sistema impede de continuar com o cadastro.
O recomendado é que possua ao menos 1 caractere maiúsculo, letras e números, e não seja números em sequência.

O campo responsável operacional é preenchido com os dados da pessoa responsável pela negociação e gestão do contrato do convênio. O seu e-mail será utilizado para acessar a plataforma e receber os e-mails sobre o andamento do processo, até a finalização do contrato.

Ao clicar em finalizar, o usuário é redirecionado para a página de acompanhamento. Que informa o status atual da solicitação.

A página de acompanhamento serve para verificar o status da solicitação de cadastro na CRA.

Deve ser informado o e-mail e a senha do responsável operacional.

Na página também é possível alterar os dados informados no pré-cadastro.

Contratos

 

A CRA permite o cadastro de um modelo do contrato, que será utilizado para gerar a minuta de convênio. O sistema preenche o documento com os dados informados pelo apresentante no pré-cadastro.

Abaixo, campos que podem ser adicionados no conteúdo do contrato (modelo) e que serão preenchidos automaticamente no download:

  • ${NOME_FANTASIA}
  • ${RAZAO_SOCIAL}
  • ${CNPJ}
  • ${ENDERECO}
  • ${NUMERO}
  • ${BAIRRO}
  • ${CIDADE}
  • ${UF}
  • ${CEP}
  • ${RESPONSAVEL}
  • ${CPF}
  • ${RG}
  • ${TELEFONE}
  • ${TELEFONE_OPERACIONAL}
  • ${RAMO_ATUACAO}
  • ${VALOR_TAXA}
  • ${TAXA_EXTENSO}
  • ${CIDADE_CRA}
  • ${UF_CRA}
  • ${DIA}
  • ${MES}
  • ${ANO}
Exemplo de preenchimento dos campos
Nome ${NOME_FANTASIA}
Razão Social ${CNPJ}
Endereço ${ENDEREÇO}
Bairro ${BAIRRO}
Responsável ${RESPONSAVEL}
Pré-cadastros

No menu Pré-cadastros, a CRA gerencia as solicitações de novos convênios.
É possível filtrar as solicitações, por status, situação, razão social e CNPJ.

Os status apresentados no filtro descrevem como está o andamento da solicitação:

Todas as solicitações que não possuem os status “Conveniado" e “Cancelado" são consideradas Em aberto.

É possível controlar a quantidade de itens apresentados na tela (1).

Para prosseguir com o cadastro do convênio, clicar na situação do pedido (2).

O sistema apresenta os seguintes botões:

Ver Visualiza as informações cadastradas pela empresa no pré-cadastro.
Alterar Altera os dados cadastrados
Anotações Insere observações
Documentos Mostra os documentos inseridos pela empresa, para realizar download e analisar
Resetar senha Reseta a senha de acesso a página de acompanhamento. A nova senha será igual ao login (e-mail do responsável operacional cadastrado).
Situações da solicitação:

Foi realizado o cadastro inicial e agora a CRA entrará em contato com a empresa.

A CRA já fez contato com a empresa e passou algumas informações sobre as condições para a empresa enviar títulos pela CRA e a negociação foi concluída.

A empresa preencherá os dados necessários e os documentos que serão analisados pela CRA. Confirmar o endereço para envio do instrumento de protesto, informar uma conta bancária para repasse dos títulos pagos, e a documentação (Contrato social, Documentos do(s) sócio(s) (CPF/RG) e em caso de representante legal anexar também a Procuração).

O status do cadastro é atualizado automaticamente para “Em análise documental” assim que a empresa conclui o preenchimento dos campos e o envio dos documentos.

Em análise documental: foram captados os documentos da empresa e dos sócios, e agora a CRA analisará a documentação.
Nesse momento a CRA clica em Alterar (), e informa o Contrato, a taxa CRA, Código do Convênio, Login e Momento Cobrança.


*Os contratos a serem apresentados, serão os cadastrados no menu Plataforma de Convênios > Contratos.

Aguardando (do conveniado) a via do contrato do termo de convênio assinada, digitalmente ou fisicamente, que será enviada para a CRA.

Ao selecionar a próxima situação, o sistema solicita confirmar o Contrato e a taxa CRA.

Para a empresa, o sistema informa que a minuta está pronta e que já pode ser baixada. Através do menu “Plataforma de convênios -> Parâmetros” é possível informar o parâmetro “Envio do contrato” que indica se a empresa poderá enviar o contrato por meio físico, eletrônico ou ambos. Esse parâmetro modificará a mensagem que será enviada para a empresa.

Contrato recebido pelo instituto. A CRA acerta os últimos detalhes do convênio e devolve a via do contrato assinada se tiver sido enviada pela empresa por meio físico.

Para o apresentante:

O convênio é cadastrado na CRA com todos os dados informados no pré-cadastro, mas como um apresentante inativo. O apresentante poderá iniciar o envio de títulos pelo sistema assim que a CRA ativar seu cadastro.

A CRA informa o nome de usuário para login na CRA e o código do convênio.

Após salvar, o apresentante recebe a seguinte tela:

Na visão da CRA a tela será redirecionada para a configuração do apresentante dentro do CRA21.
A cada nova etapa que avançar um novo formulário será apresentado. É possível controlar as etapas que serão preenchidas desmarcando-as.

Quando a gestão financeira não for pela CRA, as etapas “CONTA CRA” e “CARTÓRIO” serão ignoradas.

Para agilizar o processo, é possível preencher o formulário automaticamente, por etapa, com os dados do cadastro anterior.

Não houve acordo entre a CRA e a empresa. Em qualquer momento antes da efetivação do convênio é possível cancelar o processo de pré-cadastro.
O sistema apresenta uma janela para confirmar o cancelamento.

Após a CRA marcar o cancelamento, o apresentante recebe a seguinte mensagem:

Paramêtros

No menu “Parâmetros” a CRA poderá personalizar algumas opções:

Previsão de retorno: A previsão poderá ser personalizada e a mensagem será apresentada para a empresa conforme definido no parâmetro.

 

Envio de contrato: Poderá ser físico, eletrônico ou ambos. Caso seja físico, o sistema apresentará para a empresa uma mensagem com o endereço para enviar o contrato. Caso contrário será informado o e-mail para onde a empresa deve encaminhar e neste caso será necessário cadastrar o e-mail no Menu: Parâmetros > CRA > E-mail comercial

Endereço instrumento: Informe se a empresa deverá informar um endereço para o recebimento dos instrumentos de protesto. Caso essa opção esteja marcada como sim o apresentante deverá informar se o endereço para envio do instrumento de protesto é o mesmo da empresa.

Se o endereço for diferente, um formulário será disponibilizado para que ele informe o endereço.

Senha igual ao login: Informe senha será igual ao login no cadastro do usuário do convênio do CRA21.

 

Anexos

A CRA poderá inserir documentos, que serão disponibilizados para download e um link, na última etapa do pré-cadastro.

  1. O que acontece se ultrapassar os dias previstos definido no parâmetro para contato com a CRA?
    R: O parâmetro é apenas uma estimativa de dias para a CRA entrar em contato, não acontece nada após ultrapassar o dia.
  2. A Análise Documental tem previsão de dias para retorno pela CRA?
    R: Não. A plataforma só define previsão no primeiro momento para contato.
  3. Quais são os formatos de arquivo permitidos para inserir na documentação do apresentante?
    R: DOCX, e PDF.
  4. A situação “Cancelado" é utilizada em quais cenários?
    R: Qualquer situação que não seja “Conveniado”, é possível Cancelar. Após cancelar é possível retornar para qualquer situação, caso necessário prosseguir.