- Objetivo
- Página de divulgação
- Links de acesso
- Pré cadastro
- Pagina de acompanhamento
- Contratos
- Plataforma de Convênios no CRA21
- Parâmetros
- Dúvida frequentes
Com a utilização da Plataforma de Convênios, os custos com ações comerciais podem ser reduzidos e a captação de novos apresentantes potencializada.
A adesão à Plataforma de Convênios não implica em custo adicional para os clientes que utilizam o sistema CRA21.
Além disso, forneceremos um serviço que auxiliará o Instituto na divulgação da página através dos mecanismos de busca da internet para atrair novas empresas.
Link para pré-cadastro da empresa, que poderá ser disponibilizado no site do instituto:
Homologação: http://craUF.cra21.com.br/craUF/site/convenio_precadastro.php
Produção: http://craUF.crabr.com.br/craUF/site/convenio_precadastro.php
Link de acesso da empresa após realizar o pré-cadastro:
Homologação: http://craUF.cra21.com.br/craUF/site/convenio.php
Link para pré-cadastro da empresa com contato prévio, que poderá ser enviado para as empresas ao qual o instituto já realizou contato:
Homologação: http://craUF.cra21.com.br/craUF/site/convenio_cadastro.php
Produção: http://craUF.crabr.com.br/craUF/site/convenio_cadastro.php
Obs: A sigla “UF" deverá ser substituída pelo estado.
As empresas que querem se tornar conveniadas, realizarão um pré-cadastro no site do Instituto, onde serão captados os seguintes dados: Destino do título, volume de títulos e espécie.
Após o primeiro preenchimento, serão solicitados os dados específicos da empresa.
(O nome do responsável será exibido na assinatura do contrato e no cadastro do apresentante na CRA)
Se o nível da senha for fraco, o sistema impede de continuar com o cadastro.
O recomendado é que possua ao menos 1 caractere maiúsculo, letras e números, e não seja números em sequência.
O campo responsável operacional é preenchido com os dados da pessoa responsável pela negociação e gestão do contrato do convênio. O seu e-mail será utilizado para acessar a plataforma e receber os e-mails sobre o andamento do processo, até a finalização do contrato.
Ao clicar em finalizar, o usuário é redirecionado para a página de acompanhamento. Que informa o status atual da solicitação.
A página de acompanhamento serve para verificar o status da solicitação de cadastro na CRA.
Deve ser informado o e-mail e a senha do responsável operacional.
Na página também é possível alterar os dados informados no pré-cadastro.
Contratos
A CRA permite o cadastro de um modelo do contrato, que será utilizado para gerar a minuta de convênio. O sistema preenche o documento com os dados informados pelo apresentante no pré-cadastro.
Abaixo, campos que podem ser adicionados no conteúdo do contrato (modelo) e que serão preenchidos automaticamente no download:
- ${NOME_FANTASIA}
- ${RAZAO_SOCIAL}
- ${CNPJ}
- ${ENDERECO}
- ${NUMERO}
- ${BAIRRO}
- ${CIDADE}
- ${UF}
- ${CEP}
- ${RESPONSAVEL}
- ${CPF}
- ${RG}
- ${TELEFONE}
- ${TELEFONE_OPERACIONAL}
- ${RAMO_ATUACAO}
- ${VALOR_TAXA}
- ${TAXA_EXTENSO}
- ${CIDADE_CRA}
- ${UF_CRA}
- ${DIA}
- ${MES}
- ${ANO}
Exemplo de preenchimento dos campos
Nome | ${NOME_FANTASIA} | ||
Razão Social | ${CNPJ} | ||
Endereço | ${ENDEREÇO} | ||
Bairro | ${BAIRRO} | ||
Responsável | ${RESPONSAVEL} |
Pré-cadastros
No menu Pré-cadastros, a CRA gerencia as solicitações de novos convênios.
É possível filtrar as solicitações, por status, situação, razão social e CNPJ.
Os status apresentados no filtro descrevem como está o andamento da solicitação:
Todas as solicitações que não possuem os status “Conveniado" e “Cancelado" são consideradas Em aberto.
É possível controlar a quantidade de itens apresentados na tela (1).
Para prosseguir com o cadastro do convênio, clicar na situação do pedido (2).
O sistema apresenta os seguintes botões:
![]() |
Ver | Visualiza as informações cadastradas pela empresa no pré-cadastro. |
![]() |
Alterar | Altera os dados cadastrados |
![]() |
Anotações | Insere observações |
![]() |
Documentos | Mostra os documentos inseridos pela empresa, para realizar download e analisar |
![]() |
Resetar senha | Reseta a senha de acesso a página de acompanhamento. A nova senha será igual ao login (e-mail do responsável operacional cadastrado). |
Situações da solicitação:
Foi realizado o cadastro inicial e agora a CRA entrará em contato com a empresa.
A CRA já fez contato com a empresa e passou algumas informações sobre as condições para a empresa enviar títulos pela CRA e a negociação foi concluída.
A empresa preencherá os dados necessários e os documentos que serão analisados pela CRA. Confirmar o endereço para envio do instrumento de protesto, informar uma conta bancária para repasse dos títulos pagos, e a documentação (Contrato social, Documentos do(s) sócio(s) (CPF/RG) e em caso de representante legal anexar também a Procuração).
O status do cadastro é atualizado automaticamente para “Em análise documental” assim que a empresa conclui o preenchimento dos campos e o envio dos documentos.
Em análise documental: foram captados os documentos da empresa e dos sócios, e agora a CRA analisará a documentação.
Nesse momento a CRA clica em Alterar (), e informa o Contrato, a taxa CRA, Código do Convênio, Login e Momento Cobrança.
*Os contratos a serem apresentados, serão os cadastrados no menu Plataforma de Convênios > Contratos.
Aguardando (do conveniado) a via do contrato do termo de convênio assinada, digitalmente ou fisicamente, que será enviada para a CRA.
Ao selecionar a próxima situação, o sistema solicita confirmar o Contrato e a taxa CRA.
Para a empresa, o sistema informa que a minuta está pronta e que já pode ser baixada. Através do menu “Plataforma de convênios -> Parâmetros” é possível informar o parâmetro “Envio do contrato” que indica se a empresa poderá enviar o contrato por meio físico, eletrônico ou ambos. Esse parâmetro modificará a mensagem que será enviada para a empresa.
Contrato recebido pelo instituto. A CRA acerta os últimos detalhes do convênio e devolve a via do contrato assinada se tiver sido enviada pela empresa por meio físico.
Para o apresentante:
O convênio é cadastrado na CRA com todos os dados informados no pré-cadastro, mas como um apresentante inativo. O apresentante poderá iniciar o envio de títulos pelo sistema assim que a CRA ativar seu cadastro.
A CRA informa o nome de usuário para login na CRA e o código do convênio.
Após salvar, o apresentante recebe a seguinte tela:
Na visão da CRA a tela será redirecionada para a configuração do apresentante dentro do CRA21.
A cada nova etapa que avançar um novo formulário será apresentado. É possível controlar as etapas que serão preenchidas desmarcando-as.
Quando a gestão financeira não for pela CRA, as etapas “CONTA CRA” e “CARTÓRIO” serão ignoradas.
Para agilizar o processo, é possível preencher o formulário automaticamente, por etapa, com os dados do cadastro anterior.
Não houve acordo entre a CRA e a empresa. Em qualquer momento antes da efetivação do convênio é possível cancelar o processo de pré-cadastro.
O sistema apresenta uma janela para confirmar o cancelamento.
Após a CRA marcar o cancelamento, o apresentante recebe a seguinte mensagem:
Paramêtros
No menu “Parâmetros” a CRA poderá personalizar algumas opções:
Previsão de retorno: A previsão poderá ser personalizada e a mensagem será apresentada para a empresa conforme definido no parâmetro.
Envio de contrato: Poderá ser físico, eletrônico ou ambos. Caso seja físico, o sistema apresentará para a empresa uma mensagem com o endereço para enviar o contrato. Caso contrário será informado o e-mail para onde a empresa deve encaminhar e neste caso será necessário cadastrar o e-mail no Menu: Parâmetros > CRA > E-mail comercial
Endereço instrumento: Informe se a empresa deverá informar um endereço para o recebimento dos instrumentos de protesto. Caso essa opção esteja marcada como sim o apresentante deverá informar se o endereço para envio do instrumento de protesto é o mesmo da empresa.
Se o endereço for diferente, um formulário será disponibilizado para que ele informe o endereço.
Senha igual ao login: Informe senha será igual ao login no cadastro do usuário do convênio do CRA21.
Anexos
A CRA poderá inserir documentos, que serão disponibilizados para download e um link, na última etapa do pré-cadastro.
- O que acontece se ultrapassar os dias previstos definido no parâmetro para contato com a CRA?
R: O parâmetro é apenas uma estimativa de dias para a CRA entrar em contato, não acontece nada após ultrapassar o dia. - A Análise Documental tem previsão de dias para retorno pela CRA?
R: Não. A plataforma só define previsão no primeiro momento para contato. - Quais são os formatos de arquivo permitidos para inserir na documentação do apresentante?
R: DOCX, e PDF. - A situação “Cancelado" é utilizada em quais cenários?
R: Qualquer situação que não seja “Conveniado”, é possível Cancelar. Após cancelar é possível retornar para qualquer situação, caso necessário prosseguir.