- Objetivo
- Como funciona
- Por onde começar
- Parâmetros
- Geração do boleto no cartório
- Processamento dos pagamentos na CRA
- Repasse para o apresentante
O repasse dos títulos pagos é uma operação fundamental para os institutos.
A plataforma de batimento surgiu pois os bancos estavam recebendo os retornos de pagamento, mas diversos cartórios não estavam realizando o TED/DOC com o repasse dos retornos na mesma data. A solução sempre atendeu muito bem as CRAs, porém, o volume de repasses realizados todos os dias pode ser alto, e fazer a gestão desse processo demanda um grande esforço operacional por parte dos institutos.
O módulo de repasse por boleto surgiu com o objetivo de automatizar o processo de repasse dos títulos pagos e batimento do retorno para o apresentante. Com a solução, os cartórios pagarão os boletos em conformidade com os retornos enviados. A geração dos comprovantes e a liberação dos retornos serão realizadas automaticamente através do processamento do arquivo de retorno do banco com os boletos pagos.
O dinheiro será liquidado na conta do instituto, que repassará ao apresentante.
Já consolidada em alguns estados, a solução é uma boa alternativa para redução do esforço operacional e do risco de erros manuais nas transferências bancárias.
A adesão ao boleto de repasse não implica em custo adicional para os clientes que utilizam o sistema CRA21.
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O recurso substitui os modos de repasse tradicionais (DOC/TED), possibilitando ao cartório gerar e pagar um boleto com o valor total dos títulos pagos referentes à uma data. O boleto poderá conter o retorno de todos os apresentantes, ou então, ser gerado um boleto para cada apresentante.
O valor pago será creditado na conta do IEPTB para os devidos repasses aos apresentantes.
A CRA poderá acompanhar os boletos gerados e processar no sistema o arquivo de retorno, emitido pelo banco, com os boletos pagos. Os retornos retidos na plataforma de batimento serão liberados automaticamente, com o devido cadastro dos comprovantes, assim que o arquivo for processado na CRA.
Para funcionamento da solução, é necessário que o instituto atenda a alguns requisitos operacionais:
- Possua uma conta corrente no Bradesco com o mesmo CNPJ da CRA e a opção carteira de cobrança habilitada.
- Geração de certificado digital tipo A1 para registro dos boletos no sistema do Bradesco.
- O certificado digital deverá ser disponibilizado à P21, com senha, para implantação no sistema.
Conta corrente
A conta corrente deverá ser cadastrada em “Plataforma de Pagamento > Conta Corrente” com a opção “Repasse com boleto" habilitada:
Dias de vencimento: definido pelo cliente em alinhamento com Banco.
Taxa de boleto: provavelmente o Banco cobrará do IEPTB alguma taxa para o uso do serviço do boleto, registro etc. Desta forma, o IEPTB deve analisar sobre o que fazer:
– Não repassar os custos para o cartório e para o apresentante: deixar o campo em branco, e bloquear custas de demais despesas para os apresentantes.
– Repassar os custos para o cartório: cadastrar o valor da taxa. O cartório pagará o boleto com a taxa.
– Repassar os custos para o apresentante: cadastrar o valor da taxa. Nesse caso, o valor da taxa deverá ser diluído nos retornos pagos através do campo “Demais despesas”. O cartório pagará o boleto com a taxa.
*Nessa situação, a CRA deverá solicitar à P21 que o parâmetro seja alterado para que os boletos sejam gerados por apresentante.
Após isso, selecionar os apresentantes que receberão o repasse pela conta cadastrada:
Cadastro do apresentante
Em “Cadastro > Banco/Convênio > Alterar”:
Gestão Financeira pela CRA. O operador da CRA deve informar que a gestão financeira desse apresentante é realizada pela CRA.
Em “Cadastro > Banco/Convênio > Ações”:
– Repasse cartórios: habilitar os cartórios que farão o repasse na conta da CRA.
– Conta Repasse: cadastrar a conta que o apresentante receberá os repasses.
– Retenção Retorno: marcar os municípios que terão os retornos de pagamentos retidos. O boleto de repasse poderá ser gerado somente com os retornos retidos na plataforma de batimento.
A geração do boleto é realizada através do cartório, após o horário limite de envio de retorno, e possui as seguintes etapas:
– Para gerar o boleto, o cartório deve acessar o menu de “Retorno > Boleto de repasse” e selecionar a opção gerar boleto:
Após clicar em gerar o boleto, será apresentando um campo para informar a data do retorno ao qual o repasse será realizado.
– Será somado o saldo dos títulos pagos para calcular o valor do boleto.
– Caso a CRA tenha solicitado à P21 que os boletos sejam gerados por apresentante, então será gerado um boleto por apresentante. Caso seja por movimento, então, será gerado um boleto conforme a data do retorno informada.
As informações do boleto gerado serão exibidas na tela e o boleto poderá ser impresso clicando no botão ‘Boleto’.
Após o cartório realizar o pagamento, não é necessário realizar a comprovação.
O instituto pode gerenciar os boletos gerados através do menu “Plataforma de Pagamento > Boletos de repasse”.
Com o dinheiro em conta, o instituto deverá baixar o arquivo gerado pelo banco e processá-lo no CRA21 através do menu “Plataforma de pagamento > Processar boletos”: