O repasse dos títulos pagos é uma operação fundamental para os institutos.

A plataforma de batimento surgiu pois os bancos estavam recebendo os retornos de pagamento, mas diversos cartórios não estavam realizando o TED/DOC com o repasse dos retornos na mesma data. A solução sempre atendeu muito bem as CRAs, porém, o volume de repasses realizados todos os dias pode ser alto, e fazer a gestão desse processo demanda um grande esforço operacional por parte dos institutos.

O módulo de repasse por boleto surgiu com o objetivo de automatizar o processo de repasse dos títulos pagos e batimento do retorno para o apresentante. Com a solução, os cartórios pagarão os boletos em conformidade com os retornos enviados. A geração dos comprovantes e a liberação dos retornos serão realizadas automaticamente através do processamento do arquivo de retorno do banco com os boletos pagos.

O dinheiro será liquidado na conta do instituto, que repassará ao apresentante.

Já consolidada em alguns estados, a solução é uma boa alternativa para redução do esforço operacional e do risco de erros manuais nas transferências bancárias.

A adesão ao boleto de repasse não implica em custo adicional para os clientes que utilizam o sistema CRA21.

Quer implantar o repasse por boleto e agilizar o processo?

Entre em contato com nosso time de atendimento!

O recurso substitui os modos de repasse tradicionais (DOC/TED), possibilitando ao cartório gerar e pagar um boleto com o valor total dos títulos pagos referentes à uma data. O boleto poderá conter o retorno de todos os apresentantes, ou então, ser gerado um boleto para cada apresentante.

O valor pago será creditado na conta do IEPTB para os devidos repasses aos apresentantes.

A CRA poderá acompanhar os boletos gerados e processar no sistema o arquivo de retorno, emitido pelo banco, com os boletos pagos. Os retornos retidos na plataforma de batimento serão liberados automaticamente, com o devido cadastro dos comprovantes, assim que o arquivo for processado na CRA.

Para funcionamento da solução, é necessário que o instituto atenda a alguns requisitos operacionais:

  • Possua uma conta corrente no Bradesco com o mesmo CNPJ da CRA e a opção carteira de cobrança habilitada.
  • Geração de certificado digital tipo A1 para registro dos boletos no sistema do Bradesco.
  • O certificado digital deverá ser disponibilizado à P21, com senha, para implantação no sistema.

Conta corrente

A conta corrente deverá ser cadastrada em “Plataforma de Pagamento > Conta Corrente” com a opção “Repasse com boleto" habilitada:

Dias de vencimento: definido pelo cliente em alinhamento com Banco.

Taxa de boleto: provavelmente o Banco cobrará do IEPTB alguma taxa para o uso do serviço do boleto, registro etc. Desta forma, o IEPTB deve analisar sobre o que fazer:

– Não repassar os custos para o cartório e para o apresentante: deixar o campo em branco, e bloquear custas de demais despesas para os apresentantes.

– Repassar os custos para o cartório: cadastrar o valor da taxa. O cartório pagará o boleto com a taxa.

– Repassar os custos para o apresentante: cadastrar o valor da taxa. Nesse caso, o valor da taxa deverá ser diluído nos retornos pagos através do campo “Demais despesas”. O cartório pagará o boleto com a taxa.

*Nessa situação, a CRA deverá solicitar à P21 que o parâmetro seja alterado para que os boletos sejam gerados por apresentante.

Após isso, selecionar os apresentantes que receberão o repasse pela conta cadastrada:

Cadastro do apresentante

Em “Cadastro > Banco/Convênio > Alterar”:

    Gestão Financeira pela CRA. O operador da CRA deve informar que a gestão financeira desse apresentante é realizada pela CRA. 

Em “Cadastro > Banco/Convênio > Ações”:

    – Repasse cartórios: habilitar os cartórios que farão o repasse na conta da CRA.

    – Conta Repasse: cadastrar a conta que o apresentante receberá os repasses.

    – Retenção Retorno: marcar os municípios que terão os retornos de pagamentos retidos. O boleto de repasse poderá ser gerado somente com os retornos retidos na plataforma de batimento.

A geração do boleto é realizada através do cartório, após o horário limite de envio de retorno, e possui as seguintes etapas:
– Para gerar o boleto, o cartório deve acessar o menu de “Retorno > Boleto de repasse” e selecionar a opção gerar boleto:

Após clicar em gerar o boleto, será apresentando um campo para informar a data do retorno ao qual o repasse será realizado.

– Será somado o saldo dos títulos pagos para calcular o valor do boleto.

– Caso a CRA tenha solicitado à P21 que os boletos sejam gerados por apresentante, então será gerado um boleto por apresentante. Caso seja por movimento, então, será gerado um boleto conforme a data do retorno informada.

As informações do boleto gerado serão exibidas na tela e o boleto poderá ser impresso clicando no botão ‘Boleto’.

Após o cartório realizar o pagamento, não é necessário realizar a comprovação.

O instituto pode gerenciar os boletos gerados através do menu “Plataforma de Pagamento > Boletos de repasse”.

Com o dinheiro em conta, o instituto deverá baixar o arquivo gerado pelo banco e processá-lo no CRA21 através do menu “Plataforma de pagamento > Processar boletos”:

O sistema identificará os retornos retidos, cadastrará os comprovantes e liberará os retornos no processamento do arquivo, sem necessidade de utilizar a tela de pagamentos retidos.
O sistema CRA21 permite a geração de um arquivo PagFor contendo as transferências dos repasses para as contas dos apresentantes de forma automática. Isso pode ser configurado na conta corrente da conta utilizada no repasse por boleto habilitando o parâmetro “Gera arquivo" e preenchendo o código de Convênio fornecido pelo gerente da sua conta corrente.
Após a geração, o usuário será transferido para a tela de “Arquivo repasse”. O arquivo PagFor estará disponível para ser baixado e processado no sistema do banco.
Caso escolha não gerar o arquivo automaticamente, após processar o arquivo de retorno dos boletos do Bradesco, basta acessar o menu “Plataforma de pagamento > Repasse apresentantes”, informar a conta corrente e a data do movimento (retorno).